Ambiente cultural – Decoração de interiores com estilo étnico

Criar um interior instigante e caloroso com influências multiculturais de diversos países pode parecer desafiador. E é por isso que móveis e objetos decorativos tradicionais de cada cultura dão espaço as peças com releitura no design, agregando conceitos modernos que despertam interesse visual para que o ambiente tenha menos risco de parecer caricato a ponto de perder o aspecto central: a personalidade.

Nesse âmbito, é necessário considerar nuances que vão além das peças, dos sentidos que possuem, dos lugares e dos períodos que se originam. É preciso manter em mente que o que torna a decoração de interiores verdadeiramente autêntica é você, a sua essência. E construir a partir de como se sente em relação ao mobiliário e as obras de arte com estilo étnico uma inspiração eclética e que converta o apelo místico do conjunto em um ambiente cultural.

Etnicidade: a ancestralidade como acento para o comfy decor

Móveis de madeira e artes tribais dividem espaço para tornar a decoração de interiores calorosa e confortável.

A maioria das esculturas, vasos e pinturas que vibram etnicidade trazem imbuído na aparência exótica a conexão com a espiritualidade. E isso também ocorre porque o ethnic se conecta com histórias ancestrais, ancorando um apelo antigo e reconfortante. Essa relação é perceptível tanto na predileção às matérias-primas naturais como a madeira, principalmente a com aspecto natural desgastado, quanto a representação de povos  primitivos – destacando características das estéticas tribais.

Móveis rústicos e acessórios feitos a partir de fibras naturais aquecem os ambientes da mesma forma e criam espaços que abraçam quem deles se aproximam. Nesses interiores, os cestos organizadores são coringas e podem complementar o visual com funcionalidade, mantendo mantas e almofadas excedentes guardadas. Quando dividem a superfície com móveis de rattan natural aumentam a sensação de conforto que transmitem.

Móveis rústicos: design industrial e formatos redondos

A combinação de móveis artesanais de estilo industrial com formas redondas propõe um visual equilibrado.

O estilo étnico da Indonésia e Índia se integram com muita naturalidade na decoração rústica. Ambos países se nutrem dos conhecimentos ancestrais para mantê-los vivos e os difundem principalmente através da arte decorativa. Os artesãos conseguem captar o essencial das técnicas de fabricação, dos conceitos e das estéticas antigos e reproduzi-los com uma roupagem mais atraente que evoca o boho moderno.

O toque de estilo industrial, por sua vez, marcado pela combinação da madeira bruta e do metal no design com o formato redondo, desenvolve um elo entre antiguidade e modernidade e estabelece um contraponto equilibrado no home decor. Essas matérias-primas se manifestam com neutralidade e podem ser facilmente coordenadas com objetos decorativos de outros estilos. Ademais, as formas redondas nos móveis de madeira ampliam a sensação aconchegante que transmitem!

Pontos de cor: desenhos étnicos e detalhes multicoloridos

Vidros e madrepérolas coloridas mostram uma configuração diferente do estilo étnico a partir da iluminação.

A vibração extra em espaços com decoração rústica fica a cargo das cores que alegram o visual boêmio e trazem mais suavidade ao mobiliário de materiais naturais. As estampas coloridas com desenhos étnicos inspirados em tecelagens e pinturas aborígenes ou que remetam ao contexto natural tribal, por exemplo, cumprem o papel de inserir pontos de cor com proporcionalidade. Essa integração é mais fácil quando os motivos estão presentes nas almofadas!

Outra forma de conduzir as cores ao protagonismo do decor é através da iluminação. Abajures da cultura turca que ostentam mosaicos coloridos e porta-velas de metal e madrepérola das Filipinas demonstram com a mais pura arte uma configuração distinta de étnico e transformam a atmosfera incorporando calor ao irradiar as cores com a luz quente da luminária ou da vela.

Decoração mística: a arte zen como guia para a espiritualidade

Ao evocar a espiritualidade o ethnic converte objetos da prática Zen em artes decorativas místicas.

Ao rememorar a ancestralidade o étnico mantém a conexão espiritual contemplando a decoração com uma alma mística, cuja impressão que provoca vai além da beleza de um cenário coeso e agradável. Nesse âmbito, os objetos que evocam a espiritualidade, seja indígena, budista ou africana, se transformam em artes Zen e integram os interiores com valor cultural.

O trabalho artesanal é, sem dúvida, um importante elo entre a estética e a essência que fazem as peças dar um novo sentido ao espaço e convertê-lo em um lugar ideal para se desligar do barulho externo e se interiorizar. Essa particularidade também é essencial em ambientes criados para recepcionar pessoas, uma vez que tende deixá-las mais relaxadas e à vontade.

Objetos decorativos como esses estão sempre disponíveis em nossa loja online, ressignificando a decoração com propósitos elevados e tornando o seu lar em um legítimo templo.

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s