Arte mexicana – Objetos decorativos da cultura do México

O artesanato é a melhor maneira acessar a história e a cultura popular de um país. Cabe ao estilo, à matéria-prima e à técnica das artes plásticas definida narrar os aspectos inerentes à construção da identidade cultural como, por exemplo, as influências étnicas, religiosas e artísticas. E essa perspectiva torna evidente o valor da arte na preservação da herança cultural.

Nessa conjuntura, países historicamente colonizados não têm apenas características nativas, uma vez que incorporam o patrimônio cultural de seus colonizadores. Este é o caso do México ao integrar a produção artística originária, baseada na ancestralidade dos povos mesoamericanos, às tradições espanholas.

Esse harmônico cruzamento entre culturas é o grande diferencial da arte mexicana que abre mão do pedestal intocável de obra de arte para dialogar com mais proximidade junto ao mundo através dos objetos decorativos. Desta forma, os artesanatos mexicanos, produzidos em grande maioria com barro preto ou marrom, trazem a essência do México para dentro de casa a fim de proporcionar ao ambiente maior interesse visual.

Arte em cerâmica: Árbol de la Vida e La Catrina

escultura-barro-rustico-arbol-de-la-vida-caveira-mexicana-katrina
A mistura de elementos culturais torna os objetos decorativos ainda mais valiosos.

Do solo rico em minerais surge a argila, uma das matérias-primas mais utilizadas no artesanato mexicano, que expõe com tamanha grandeza o melhor da cultura do México. Abraçando desde objetos utilitários à expressamente decorativos, com tonalidades que variam de barro marrom a negro, a arte cerâmica oferece à decoração de interiores uma mistura de símbolos e tradições culturais como fator diferenciativo.

É o caso da Árvore da Vida (Árbol de la Vida), símbolo da bíblia católica, religião inerente às crenças espanholas incorporadas às tradições indígenas ceramistas dos nativos do México. Ao se apropriar dessa influência religiosa, os artesãos de Metepec, tradicional Terra do Barro, mantêm vivo o artesanato de barro enriquecido de patrimônios culturais como a figura da caveira mexicana La Catrina.

Esta criação do artista mexicano José Guadalupe Posada, considerada símbolo do Dia dos Mortos, é, antes de tudo, uma crítica social sobre a desvalorização da cultura indígena e da igualdade entre classes sociais diante da morte. A Árvore da Vida com Catrina, simboliza, portanto, o ciclo da vida que todos vivenciam, sem distinção social ou cultural.

Arte sacra: Piñata e Fiesta del Nacimiento

artesanato-barro-colorido-pinhata-mexicana-nacimiento-jesus-natal
A arte religiosa é uma das influências espanholas mais significativas na cultura mexicana.

A arte sacra, com influência religiosa, é outra categoria de artesanato com forte expressão na cultura mexicana. Ela engloba desde tradições ancestrais baseadas nas crenças indígenas mesoamericanas até as espanholas como a religião católica. Nesse âmbito, cabe aos artesãos a escolha do tema ou da mistura dos mesmos para fazer da arte religiosa uma decoração enriquecedora e exclusiva.

A escultura de barro da Piñata (Pinhata ou Pichorra) é um destes artifícios para transmitir a riqueza cultural mexicana e manter a originalidade como fio condutor do ambiente. O artesanato comemorativo de origem chinesa, inicialmente associado à celebração da quaresma e à libertação dos pecados, foi estabelecido no México por meio das missões jesuíticas e hoje se mantém como elemento-chave das principais comemorações – particulares e universais.

O Natal (Navidad ou Nacimiento de Jesus) é uma dessas festividades-temas, e nesta obra de arte de Cecilio Sanchez preenche detalhe por detalhe da Pinhata Mexicana feita à mão. A profusão de ornamentações e cores também é explorada na arte efêmera de papel machê que é oca e preenchida de doces para ser destruída como símbolo de boa sorte.

Arte histórica: estanho e azulejo Talavera

espelho-pequeno-tavalera-mexicano-moldura-personalizada-aluminio-azulejos-coloridos
A arte Talavera do México exibe o domínio dos artesãos mexicanos em cerâmica decorada.

A alma da cultura espanhola, assim como da Asteca e da Maia, é manifestada em diferentes tipos de artesanatos mexicanos e artes decorativas. O espelho com moldura de estanho perfurado e azulejos coloridos Talavera é uma dessas artes históricas.

O espelho decorado é desenvolvido à partir da tradição ceramista de Talavera de la Reina, município da Espanha considerado a Cidade da Cerâmica. Ele deixa de lado o foco na utilidade de refletir para dar o protagonismo à larga moldura colorida totalmente artesanal com técnicas do século XVI.

Os padrões coloridos e diversificados dos azulejos de cerâmica Talavera, também conhecida como Maiolica, são vitrificados e dão o toque especial à peça junto aos desenhos entalhados no estanho. O metal é, por vezes, envelhecido e tem padrões perfurados com o mesmo estilo da pintura artística da cerâmica que reflete as tradições e as influências artísticas dos artesãos mexicanos.

Pottery: objetos em cerâmica de Paquimé

vasinho-ceramica-branca-paquime-chihuahua-mexico
A arte em cerâmica é inspirada nos artefatos de Paquimé, sítio arqueológico considerado Patrimônio Mundial.

O cenário artístico decorativo mexicano revela que as maiores relíquias do Sítio Arqueológico de Paquimé são suas excêntricas cerâmicas com desenhos étnicos. Estes artefatos históricos deixados pelos povos pré-colombianos no reputado Patrimônio Mundial da Unesco, deixam intrínseco o domínio da arte ceramista, que tem especial produção de vasinhos decorativos.

Desenvolvidos em Casas Grandes, antigo centro cultural e artístico do Estado mexicano Chihuahua, os vasos de cerâmica artesanal são divididos em dois estilos principais, conforme as pinturas cromadas (Ramos Polychrome e Babicora Polychrome), que se diferem no destaque das cores dos grafismos. A cerâmica policromada se difere ainda pelas paredes finas das peças que contemplam os formatos inovadores com mais delicadeza.

O estilo geométrico dos desenhos e das formas dos vasos de cerâmica Paquimé aponta o apreço pictórico e a riqueza iconográfica, extremamente simbólica, das peças. Ele também deixa transparecer as figuras da fauna e da flora de Chihuahua sem obviedade, facultando à decoração um viés étnico bastante criativo e original.

Arte em barro: escultura de barro negro Oaxaca

suporte-vela-redondo-iluminacao-barro-preto-oaxaca-mexico
A cerâmica Oaxaca é marcada pelo barro preto brilhante e os detalhes vazados no corpo das peças.

A cor escura com brilho metálico é o que transforma a luminária de barro negro de Oaxaca em verdadeiras peças exclusivas para a luz de velas. Ela é obtida através das propriedades especiais da argila da região somadas à técnica de polimento, anterior à queima do suporte para vela, com fumaça preta espessa.

A arte ceramista tem o domínio artístico especialmente notório nos detalhes vazados. Os desenhos abstratos são acentuados com a luz quente da vela, quebrando a aparente frieza do barro preto e deixando os feixes da iluminação com velas invadir o ambiente, tornando-o mais bonito e acolhedor.

Em cada objeto decorativo a arte mexicana se expressa de maneira enriquecedora ressaltando um aspecto diferente cultura para criar uma decoração diferenciada. Se quiser conhecer todos eles basta acessar a categoria do México nossa loja online!

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s