Ideias de decoração Zen para home office

Trabalhar em casa, seja de forma esporádica ou diariamente em regime de trabalho remoto, exige uma configuração multifuncional da decoração de interiores. Na falta de um escritório em casa, o ambiente de trabalho pode ser alocado na bancada do quarto ou na mesa da sala de jantar.

Sabe-se da importância de definir um lugar e que o mesmo seja funcional, tranquilo, com boa ventilação e incidência de luz natural. No entanto, a grande questão da escolha de um espaço de trabalho para home office é o quanto ele influi em como você se sente e, consequentemente, na sua produtividade e gestão do tempo.

Afinal, levar o notebook para a cama ou o sofá pode ser tentador e parecer mais caloroso, mas será que é realmente adequado? E de que sensação de conforto estamos falando? Por isso decorar a área de trabalho com elementos do Zen pode ser uma boa estratégia para tornar seu expediente mais produtivo sem comprometer a saúde (física e mental).

Zen office: colocando intenção no desktop

escultura-decorativa-zen-budismo-imagem-buddha-meditacao
Eleja um tipo de Buda que transmita na decoração Zen a intenção que você deseja.

Antes de tudo, é necessário definir a intenção para o home office decor, ou seja, o propósito que almeja com o espaço de trabalho. Normalmente o Zen inspira tranquilidade e favorece a conexão interior, a intuição e o estado desperto (de concentração), que servem de auxílio para demandas que exijam atenção plena e produtividade.

Contudo, também há elementos desta filosofia que funcionam como estímulos para funções que envolvem o âmbito criativo. Buddha, por exemplo, é uma arte da decoração Zen que tem êxito em ambas finalidades. Conforme o tipo de Buda – sua posição e gesto com as mãos – uma intenção é manifestada no ambiente.

Se busca foco, a fim de eliminar conflitos internos e aumentar a produtividade, o Buda em pé com os pés firmes no chão será a arte decorativa ideal para ancorar o propósito no espaço. Por outro lado, se a vacuidade e a criatividade forem indispensáveis na sua função atenha-se aos benefícios da escultura com Namastê ou Dhyana Mudra.

Flow: mantendo o fluxo de energia na decoração de escritório

cascata-porta-incenso-ceramica-esmaltada-incenso-natural-backflow
Utilize as propriedades do aroma e a fluidez do incenso backflow para se manter em equilíbrio.

A simplicidade é um dos pilares da prática Zen e é essencial na construção de um ambiente que privilegia o fluxo de energia. Nesse contexto, incluir uma fonte de água na decoração do escritório é um valioso recurso, uma vez que, segundo as técnicas do Feng Shui, a água promove relaxamento com o som da correnteza e purifica os interiores, transmutando a energia vital (Chi).

O incensário cascata é outro artifício elementar que reduz a tensão do expediente sem fazê-lo exagerar no modo relax. O fluxo da fumaça do incenso de refluxo percorre o porta-incenso com a mesma fluidez da água, purificando e perfumando os espaços através da qualidade aromaterápica.

A leveza impulsionada pela depuração de incenso backflow é uma atração à parte. Portanto, se precisar de uma inspiração durante o horário de trabalho, pare; inspire e expire devagar; afine-se com o flow da fumaça e deixe que o aroma te traga um novo estímulo.

Hygge decor: criando um ambiente confortável

A adição de cor com destaque em azul e a textura do tapete promovem relaxamento em momentos de pausa.

Quando o tema é ambiente de trabalho o conforto entra como um elemento imprescindível. Os móveis são escolhidos tendo a ergonomia como princípio, isto é, considerando a otimização do espaço físico em relação ao trabalho para que seja bem sucedido e evite problemas de saúde. Esse campo atém-se à disposição, ao design, à matéria-prima, às dimensões, entre outros detalhes que podem influir na produtividade.

Mas se tratando da junção home decor e home office, o conforto pode vir com um toque de aconchego e bem-estar que é definido pela palavra dinamarquesa hygge. O conceito vale não só para a estrutura da mesa e da cadeira confortável, mas também para definir um local de desconexão externa e conexão interior. Afinal, um ambiente aconchegante faz os intervalos durante o expediente serem melhor aproveitados.

E que tal incrementar texturas e cores que realmente fazem a mente descansar? O caráter feito à mão e os padrões geométricos com essência étnica da tapeçaria egípcia Kilim vão ancorar a sensação de calor e contentamento que os momentos de pausa precisam.

Organização: mantendo o essencial à vista

Os aparadores de livros Leões Fu budistas mantém o ambiente organizado e harmonioso.

Se não for adepto do minimalismo, a organização é uma ação básica para manter o ambiente limpo e sem excessos como inspira o Zen. A poluição visual atrapalha a dinâmica de trabalho e pode ser contida com o auxílio de gavetas, estantes, nichos de parede e caixas organizadoras sobre os móveis.

É importante manter apenas o principal à vista, como artigos de papelaria e livros que utiliza no dia a dia. Os demais podem ser alocados em prateleiras e setorizados com auxílio de aparadores como a dupla de Leões Fu (ou Cães Fu). Estes guardiões de Buda e protetores do Dharma são poderosos símbolos de equilíbrio capazes de manter os interiores harmoniosos, visual e essencialmente.

Estas são apenas algumas sugestões para decorar o espaço de home office conforme os ensinamentos do Zen. Para cada uma há opções de artes decorativas em nossa loja online a fim de combinar com o seu propósito e cantinho de trabalho. Não deixe de compartilhar a sua favorita!

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s