Como criar um espaço zen na decoração de interiores

Aliar estética e bem-estar na decoração de interiores da casa ou do trabalho não é uma tarefa difícil. O desafiador é compreender em profundidade quais são as coisas que embelezam o interior da sua alma ao mesmo tempo em que vibram a essência do Zen e te proporcionam relaxamento, felicidade e positividade. Pois, embora os princípios sejam muito simples, o Zen não é traduzido materialmente com o mesmo apreço estético para todos.

Não é necessário seguir à risca o minimalismo proposto pelo conceito. Entretanto, torna-se importante vislumbrar o que evoca aconchego, tranquilidade e gratidão, o que te desconecta do barulho externo e energiza o corpo com bons sentimentos. O espaço Zen é, acima de tudo, pessoal e reflete as crenças e intenções que vibram em você.

É claro que cabe a nós transformar a nossa experiência cotidiana como um todo em algo que promova equilíbrio e auxilie a evolução espiritual; contudo algumas práticas como o Feng Shui na decoração, essencialmente conectadas com o propósito individual, serão verdadeiros guias para criar um cantinho de refúgio. Veja só!

Utilize elementos que explorem os sentidos

decoracao-zen-deus-hindu-ganesha-pedras-porta-vela-incensario-lotus-marmorite
Incensários com estética zen são artes decorativas favorecedoras para integrar os aromas dos incensos naturais.

Tudo o que vê, ouve, cheira, toca ou saboreia provoca sensações, sejam benéficas ou não. E o grande impasse na construção de um cantinho Zen é a escolha de elementos que ancoram a sensação de calor e calma, além de mantê-lo presente. Uma música especial ou mantra ecoando no aparelho de som pode trazer leveza para o momento. O perfume do incenso natural, por sua vez, atuará na harmonia do corpo enquanto percorre o ambiente tornando-o mais agradável.

Se quiser uma experiência olfativa mais profunda, estude os aromas dos incensos indianos e recorra a aromaterapia para combiná-los aos perfumes das velas aromáticas ou à cromoterapia coordenando-os com as velas coloridas. O conjunto fica visualmente harmônico e agradável, principalmente se acompanhado de porta-velas e incensários com apelo visual místico e simbólico como o de flor de lótus.

Invista em iluminação quente e luz de velas

suportes-para-velas-cabeca-de-buda-deus-elefante-hindu-ganesha-marmorite-japamala
Recorra aos porta-velas decorativos para imprimir a intenção espiritual na decoração.

A iluminação é um fator imprescindível na construção de um ambiente relaxante e tranquilo como suscita o Zen. A atmosfera calorosa da luz quente e da iluminação à luz de velas sustenta no conforto a base da decoração. Se por um lado sua luminosidade é um recurso valioso para espaços com pouca incidência de luz natural, por outro é um artifício importante para desacelerar a mente em práticas de meditação e autocuidado.

As velas rechaud são as mais versáteis. Elas podem aquecer essências em difusores para aromaterapia, iluminar lanternas indianas espalhadas no chão ou porta-velas decorativos sobre os móveis. Quando decorados com imagens de Buda, esculturas de deuses hindus ou outras divindades e símbolos místicos os suportes para velas imprimem no home decor a intenção espiritual. Ganesha, por exemplo, evoca a remoção de obstáculos e a prosperidade.

Eleja imagens que reforcem o seu propósito

esculturas-budismo-gautama-buddha-monge-decoracao-zen-budista
As imagens Buddhas, monges, deuses hindus e outros deuses te mantém conectado ao caminho espiritual.

Não há como dissolver o elo entre o Zen e a arte oriental, nem o desta última com a espiritualidade. E é por isso que quando pensamos arte Zen para decoração geralmente a associamos as esculturas de Budas e símbolos do Budismo. Da mesma maneira ocorre com as demais religiões orientais, tal qual o Hinduísmo ao idealizarmos deuses hinduístas como Brahma, Shiva, Ganesh, Lakshmi, entre outros. Isso ocorre porque cada divindade traz consigo características simbólicas que mantém o equilíbrio energético onde quer que estejam.

Ao ter um propósito claro sobre o espaço fica mais descomplicado escolher uma imagem que o reforce diariamente, que crie um clima sereno e mantenha no ambiente uma sensação de acolhimento que percorra os níveis físico, mental e espiritual. A arte por si só já alcança esse objetivo, então dá para imaginar o quão despertam bem-estar e sentimentos positivos. Monges e Buddhas estão entre as favoritas!

Recorra aos princípios do Feng Shui

fonte-decorativa-iluminada-pedras-ametistas-bacia-buda-meditando
Incluir pedras e água corrente na decoração equilibra a circulação de energia no ambiente.

O Feng Shui baseia-se no fluxo de energia vital (Chi) dos locais que é influenciado pela disposição de móveis e objetos na decoração. Ao considerar seus princípios você cria não só harmonia visual mas também transforma o espaço físico e seu campo energético em um ambiente Zen. Um dos recursos remete a utilização de água corrente para a área do Mapa de Baguá correspondente a prosperidade.

As fontes de água decorativas cumprem o papel de pôr água corrente dentro de casa ao mesmo tempo em que reforça o estilo Zen da decoração. O movimento da água purifica as energias nocivas tornando-as positivas enquanto o barulho incita relaxamento. A adição de esculturas deíficas, pedras ou cristais, a exemplo da ametista, pode potencializar o poder de cura e purificação da água, deixando o espaço ainda mais terapêutico.

Qualquer que seja seu recurso, quando guia a decoração o Zen se torna um convite a apreciar diariamente a maneira em que acessa natureza divina que há em você. Portanto, utilize a paz de espírito e a beleza das artes Zen comercializadas em nossa loja física e virtual a esse favor.

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s