As plantas são as mais antigas ferramentas terapêuticas usadas por civilizações ancestrais como a do Antigo Egito. As características medicinais retratadas no Papyrus de Ebers, por exemplo, que data 1600 a.C., não deixa dúvida de sua importância no equilíbrio físico e espiritual, sobretudo através da medicina natural. Nela, aromaterapia e fitoterapia se encontram e sublimam o poder das propriedades físico-químicas do que vem da natureza.
Mesmo após a supremacia da fabricação de medicamentos, devido o desenvolvimento industrial farmacêutico no século XX, as plantas medicinais continuam a ser autênticas fontes de cura e promoção de bem-estar – atuando a nível físico, mental e espiritual. E aqui, salientamos a potência aromática da composição de flores, folhas, caules, cascas e sementes que quando transformados em essências, óleos essenciais, sabonetes e velas não só equilibram as emoções, mas também tornam o ambiente mais agradável.
A sensação de acolhimento do home decor é potencializada com elementos que mexem com os sentidos e transformam a percepção. Em razão disso, e ao proporcionar benefícios muito mais profundos, os produtos aromáticos se tornaram instrumentos importantes para manter a harmonia nos interiores das casas e nos de quem nelas habitam.
Essência para difusor: equilíbrio para interiores

A essência para difusor aromatizador é fitoterápica, constituída por uma combinação de extratos naturais 100% vegetais. A fragrância formada exala notas sensoriais do óleo aromatizante proeminente na composição que une no perfume diferentes propriedades medicinais difundidas nos aromatizadores de ambiente.
A intensidade do efeito e do tempo de depuração dos aromas variam conforme a quantidade de gotas aplicadas no difusor de ambiente. A ação diversificada das essências, de bactericida à relaxante (ou estimulante), influem na sensação de limpeza e purificação dos espaços, deixando-os zen. Aromas como o de citronela, por exemplo, são favorecedores para processos criativos, uma vez que equilibram a atividade mental e promovem concentração.
Óleo essencial: propriedades terapêuticas e energéticas

A natureza pura é o que difere os óleos essenciais das essências. Além de mais concentrados, eles mantêm com mais eficácia as propriedades naturais dos extratos, sendo extremamente eficazes na aromaterapia. O óleo de lavanda, por exemplo, é um dos mais prestigiados pelas propriedades terapêuticas, curativas, relaxantes e antissépticas. Seu aroma floral dá ao home decor um caráter suave e refrescante que concomitantemente propicia o equilíbrio e a sensação de bem-estar.
A embalagem, por sua vez, é de extrema importância para prolongar as particularidades dos óleos essenciais puros. O envase em frasco de vidro âmbar é o mais recomendado e junto a tampa com bulbo e cânula gotejadora (conta-gotas), não só facilita a utilização de óleos concentrados, mas também permite dosar o produto com eficiência quando diluí-lo em água durante banhos, uso tópico (direto na pele), inalação ou em difusores de aromas.
Saboaria artesanal: limpeza e cura com a fitoterapia

Os sabonetes artesanais são os métodos mais simples para quem busca inserir os benefícios da aromaterapia no dia a dia. Os elaborados pela marca indiana Hem, conhecida pelos óleos essenciais e incensos naturais, trazem ainda faculdades da medicina ayurvédica, que visa promover a harmonia entre corpo, mente e espírito a partir de elementos naturais como flores, ervas, óleo de coco, manteiga de karité orgânica e extrato de aloe vera.
Os óleos naturais do sabonete em barra Aromãyur atuam na pele nutrindo-a e deixando-a macia enquanto seu perfume herbal refrescante e aromático revigora o espírito e invade todo o lavabo após o uso, tornando o ambiente perfumado. Sem contar que a fitoterapia é mais acessível através da saboaria natural.
Vela aromatizada: iluminando e perfumando ambientes

Não é surpresa para ninguém que gostamos da sensação provocada pela luz de velas (brancas, coloridas e/ ou rechaud) na decoração do ambiente – artigos como este e este não deixam dúvida. Contudo, quando combinadas com essências terapêuticas, as velas aromáticas promovem equilíbrio e relaxamento além de oferecerem aos espaços o verdadeiro sentido de aconchego.
A utilização de velas na decoração ancora consigo um caráter especial ao serem coordenadas a porta-velas decorativos. Além de personalizarem o estilo do ambiente, quando associadas a práticas espirituais, a exemplo do Budismo e as imagens de Buda, fazem a energia de cura presente nas propriedades das velas serem potencializadas – elevando a iluminação à uma arte zen.
Acesse nossa loja virtual e veja as inúmeras possibilidades de usufruir os benefícios da aromaterapia e deixar o home decor mais agradável e iluminado.
Namastê!
Milene Sousa – Arte & Sintonia
Fale mais sobre as velas, gostei muito do assunto! É possível fazer suas próprias velas?
CurtirCurtir
Oi Nayana, tudo bem?
É possível, sim! E os materiais são simples e fáceis de encontrar: parafina ou cera vegetal para a base, barbante para o pavio, um recipiente para molde (taças, xícaras, latas, etc.) e um óleo essencial de sua preferência.
Ao derreter a cera vegetal ou parafina em uma panela, acrescente as gotas do óleo essencial escolhido. Os óleos concentrados são mais eficientes e demandam menos gotas para aromatizar a vela. Se tiver conhecimento em aromaterapia saberá equilibrar melhor a quantidade. Recorra sempre a um especialista para orientá-la com eficiência e responsabilidade!
Também dá para deixá-la mais personalizada se incluir corante para velas ou outros detalhes nesse momento, a exemplo: folhas, raminhos, canela, etc.
Quando a “mistura” estiver pronta, despeje-a no recipiente definido como molde e adicione o pavio no centro. Você poderá encontrar algumas técnicas para manter o pavio reto até ela secar (em média 24 horas). A mais comum é amarrar a extremidade do barbante em um palito que repousará sobre a boca do recipiente, impedindo que ele caia no líquido.
Se fizer compartilha com a gente como foi esse processo e qual essência escolheu.
Gratidão pelo interesse!
Atenciosamente,
Arte & Sintonia.
CurtirCurtir