Ideias de iluminação colorida para decoração de Natal e Ano Novo

O último mês do ano é, normalmente, dedicado à decoração festiva do Natal – comemorado por grande parte da população mundial e motivado pelo Cristianismo – com exceção de países guiados por diferentes culturas e tradições religiosas como a islâmica, a budista, a hinduísta, entre outras. E o mesmo ocorre com o Ano Novo após o dia 25 de dezembro.

Os tradicionais enfeites natalinos e de réveillon ganham destaque ao serem alinhados a projetos de iluminação que valorizam os espaços com cores. Sabemos que o pisca pisca é uma das opções mais democráticas e versáteis, mas que tal transformar os ambientes com outros tipos de iluminação colorida que podem se estender para todos os momentos do ano? Acompanhe nossas ideias!

1) Luminária de mesa com mosaico colorido turco

O mosaico da tradicional luminária turca colore o ambiente com uma variedade de cores em formato de mandala.

Os tradicionais mosaicos coloridos que adornam as artes turcas, tais quais os diversos modelos de luminárias como pendentes, arandelas e abajures, e enriquecem os ambientes em que estão acesos irradiando as matizes das mandalas que desenham as cúpulas por todo o espaço. Luminárias de teto, de chão e de mesa contemplam a decoração com as cores da Turquia representadas nas miçangas e vidros que preenchem a estrutura ao lado do metal.

Adquirir o abajur de mesa turco para a festividade natalina e a virada de ano é um verdadeiro investimento considerando o valor cultural e estético que possui. Peças artesanais como esta excedem a sazonalidade das festas de fim de ano e podem ser incorporadas a decoração da casa sem comedimento. A iluminação colorida que difundem trará mais personalidade para ela e tornará seus cantinhos mais aconchegantes.

2) Porta-vela com pétalas de madrepérola colorida

A delicadeza da madrepérola colorida permite que a luz de vela irradie suas cores na decoração.

Foram muitas as vezes que mencionamos aqui o quão importantes e facilitadores são os pequenos recursos decorativos como o porta-velas. A funcionalidade aliada ao estilo e às sensações que provoca o torna uma arte decorativa imprescindível na construção de um espaço caloroso e cheio de charme para receber a família no Natal. Ademais, as cores refletidas pela luz de velas realçam ainda mais o seu caráter envolvente.

Suportes para velas feitos com formas e matérias-primas refinadas oferecem mais sofisticação para a iluminação. Assim é o porta-vela de madrepérola em formato da flor de lótus, cuja cor vermelha suave, com leve aspecto nacarado da concha, se intensifica sob a luz quente da chama transformando até os menores espaços, bem como os menos funcionais, em lugares extraordinários.

3) Lanterna marroquina porta-vela com vidros coloridos

A versatilidade da lanterna colorida faz com que seja uma das iluminações favoritas para ambientes externos.

A lanterna colorida é uma das artes decorativas mais requisitadas da Índia e do Marrocos. As formas trabalhadas no corpo de metal repletas de detalhes estruturam pequenas portinholas que emanam o colorido do vidro no ambiente ao ser iluminado pela vela rechaud. O estilo indiano e o marrakesh style encontram em peças como esta um meio de transmutar a estética e os pontos fixos de iluminação da casa, sugerindo possibilidades de iluminar: suspensas ou no chão.

Os ambientes externos são os mais privilegiados por este tipo de luminária decorativa, principalmente quando combina mais de uma cor. Além disso, a junção de lanternas nos interiores também proporciona ritmo e interesse visual, criando uma atmosfera iluminada, colorida e surpreendente para o Ano Novo.

4) Cordão de luz LED com bolinhas coloridas

A decoração com varal de bolinhas é uma iluminação colorida perfeita para todo o ano. Foto: Etsy | Reprodução

Se almeja iluminar os espaços com personalidade e delicadeza o cordão de luz será seu grande aliado. É uma alternativa despretensiosa e atemporal (para fugir da obviedade do pisca pisca) que oferece um toque lúdico no ambiente, sobretudo no quarto infantil, através da combinação de cores e das bolinhas. O local de uso nos interiores fica a cargo da criatividade de cada um; ainda assim, não faltarão sugestões de como dispor o varal de luz LED na parede – um dos lugares favoritos.

É uma iluminação prática e acessível que também pode substituir o varal de lâmpadas nas áreas externas. Ao ser suspenso em conjunto percorrendo a extensão da varanda, do jardim ou sob a mesa da ceia de Natal, por exemplo, transformará todo o cenário enriquecendo a decoração de festa de maneira única e especial. Difícil não se render aos seus encantos!

As cores incidem beleza e energia para a decoração de interiores quando refletidas pela luz. Estas são apenas algumas das numerosas ideias disponíveis em nossa loja online para inserir uma iluminação colorida no ambiente. Se não encontrou aqui algo que faça seus olhos brilharem, lá, com certeza, terá novas inspirações para deixar o seu fim de ano (ou ele todinho) ainda mais iluminado.

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s