Decoração de sala boho com móveis de madeira de demolição

A madeira é um elemento especial para quem almeja adicionar calor dentro e fora de casa, sobretudo quando o tom do ambiente reflete um design com estética rústica. Isso ocorre porque inserir móveis de madeira na decoração de espaços focados na recepção de pessoas como sala de jantar, varanda, jardim e, especialmente, o living room nos transportam para a essência descomplicada e acolhedora do boho moderno.

Quando na sala de estar, este estilo dialoga com a ecleticidade da cartela de cores inspirada na natureza e o conforto promovido pelas texturas da composição de peças artesanais. E, embora tradicionalmente exalte elementos como tapeçarias coloridas, artesanatos com linhas – tais quais os hangers de macramê – e artes em rattan, os móveis de madeira de demolição também podem incorporar nos interiores suas particularidades para promover estilo e comodidade.

A madeira de demolição como artigo vintage na decoração

Móveis de madeira de demolição incorporam o vintage na decoração de interiores boho moderna.

Uma das características do estilo boho é voltar o nosso olhar para o passado como respeito as raízes e a história. Esta característica é incorporada no design de interiores através de relíquias e móveis antigos ou mobiliários que transmitem a mesma sensação como os desenvolvidos com madeira de demolição. Apesar de ser uma matéria-prima reaproveitada de outra estrutura e pertencer a um período diferente, ao ser utilizada na criação de uma nova peça ela é ressignificada e ganha um toque de modernidade.

Aliás, a nova configuração do boêmio não se desvincula de um design arrojado, ainda que simples. Nesse âmbito, detalhes como desgastes, pinturas descascadas, furos e pranchas de madeira reaproveitada com colorações diferentes lançam a luz sobre o valor da ação do tempo e do vintage como diferencial no ambiente boho moderno.

A estrutura do móvel artesanal fundamentada no conforto

Incluir mesa de centro e sofás de madeira com designs ergonômicos contribuem para a sensação de conforto.

Uma das principais palavras-chave do estilo boho moderno é o acolhimento, por isso promover conforto nos espaços é imprescindível. A própria madeira já ancora esta ideia quando está presente na decoração, principalmente a reaproveitada de árvores nobres como a peroba e o cedro, que traz o conceito sustentável e a ligação afetiva com a sua história. Ainda assim, há a necessidade de pensar na estrutura, na maneira como o espaço acolhe, ou seja, no tipo de móveis.

É claro, na decoração de salas como o living room, tudo começa com o sofá que é o grande protagonista e também a peça central na adição de conforto. Mas que tal ousar incorporando no ambiente poltronas e bancos de madeira que integram no design altura adequada, braços ergonômicos e assentos grandes para a decoração boho? A mesinha central é outra peça que contribui para criar uma sala de estar interessante e com calor. Ela auxilia a recepcionar convidados apoiando petiscos, revistas, velas perfumadas ou acomodando seus pertences.

O ecletismo do estilo boho moderno na mistura de padrões dos móveis

O estilo boho moderno é exaltado no design do mobiliário artesanal com a mistura de estilos artísticos.

Por mais que a madeira de demolição dos móveis tenha a mesma origem o efeito do tempo não é idêntico em todas elas promovendo um mix de padrões. Outro fator é a diferença de tonalidade da madeira reaproveitada devido a quantidade de anéis formados no ciclo de crescimento da árvore – mais claros e largos entre a primavera e verão, e mais estreitos e escuros entre outono e inverno -, visto que normalmente era cultivada até a maturidade.

O ecletismo dos padrões dos móveis também é acentuado pelos detalhes do design. Há uma mistura equilibrada de estilos artísticos que tornam as peças singulares quando o artesão se alimenta de referências históricas. Ao se inspirar na trajetória estilística transpõe em cada móvel os detalhes torneados do estilo neoclássico, a delicadeza das formas orgânicas entalhadas do moderno art noveau, a simplicidade das formas do oriental, a informalidade do italiano provençal, entre outros.

O equilíbrio da composição com a textura da madeira reaproveitada

A textura dos móveis de madeira de demolição é visualmente atraente e colabora para promover conforto.

Os detalhes da madeira de demolição e seus tons claros adicionam textura na decoração, equilibrando o móvel com a sensação de profundidade sem outorgar muito peso visual. Ela também é obtida através do apelo rústico da matéria-prima envelhecida combinado ao estilo moderno do design resultando em uma composição boêmia harmônica e calorosa.

O conjunto com banco, poltronas e mesa de centro de madeira de demolição mostra como peças normalmente designadas para áreas externas podem ser incluídas nos interiores para criar uma estética aconchegante, convidativa e genuinamente estilosa – apesar de simples. Aqui a aparente simplicidade dos móveis se converte no principal atributo para favorecer a decoração da sala com outras artes decorativas. Ao visitar a nossa loja online saberá eleger a que melhor combina com a sua casa!

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s