Arte do entalhe de esculturas em madeira rústica

Ao percorrer as categorias de produtos de nossa loja online perceberá que grande parte das artes em madeira entalhada comercializadas são de origem indonésia – esculpidas por artistas nativos das ilhas do arquipélago como Bali seguindo a herança ancestral. A riqueza de detalhes dá vida às esculturas figurativas, realistas e abstratas, que não só transmitem crenças locais, mas resgatam a essência espiritual que alicerça a história do entalhe na madeira.

A Indonésia tem longa tradição na escultura feita à mão, tanto em pedra quanto madeira, embora esta última matéria-prima natural seja a mais explorada pela diversidade de espécies e de possibilidades de uso na decoração de interiores – da arquitetura, com alicerces e portas trabalhadas, a objetos utilitários e artes zen como bandejas, potes, porta-cartões, esculturas budistas e hindus.

Espiritualidade e a escultura de Bali

escultura-madeira-buda-gordo-entalhado-feito-a-mao-bali
As primeiras esculturas balinesas foram elaboradas com finalidade espiritual para proteção de templos.

Assim como a pintura, a escultura é uma das mais antigas formas de comunicação, expressão e transmissão cultural. Seguindo esta perspectiva, nos deparamos com a profunda conexão espiritual indonésia refletida nas talhas intrincadas que compõem a arte em madeira de Bali. Essa essência persiste na escultura decorativa balinesa em virtude da origem com finalidade puramente espiritual que se exibia em palácios e templos, por volta do século XII.

As características manifestações artísticas foram especialmente potencializadas no século XIV quando o Império de Majapahit fundou uma colônia ao sul de Bali. A pintura e a escultura desfrutaram papeis de destaque ao manterem o budismo, hinduísmo, o cotidiano nos arrozais, a fauna e a flora, bem como os rituais envolvidos por dança, música, teatro e religiosidade como inspiração.

arte-madeira-utilitaria-porta-cartao-mao-buda
A essência da filosofia budista se manteve na arte em madeira impulsionada no Império Majapahit.

O viés artístico decorativo da escultura em madeira desenvolvida da ilha, no entanto, ocorreu apenas após o século XVI, em consequência do intercâmbio cultural com os colonizadores holandeses. Por suas mãos o artesanato da Indonésia foi disseminado na Europa, ocasionando uma forte demanda de compra de obras balinesas e a migração de artistas de várias partes do mundo para o arquipélago como Rudolf Bonnet e Walter Spies em meados dos século XX.

A beleza e o aperfeiçoamento estético e técnico que encontramos hoje são também resquícios desse encontro que mudou o sentido da arte de Bali, transformando a cidade balinesa Ubud e seus arredores como a aldeia Mas em pólos artísticos ao exibirem a excelência da arte feita à mão pelos artesãos locais em madeira teca, suar, albizia, crocodilo, ébano, hibisco, entre outras.

A cultura indonésia como inspiração artística

escultura-realista-pato-raiz-madeira-rustica
As esculturas de Bali são sustentáveis, elaboradas com madeira reflorestada e raízes de árvores nativas.

Junto a utilização da madeira como principal matéria-prima, a arte indonésia mantém o conceito sustentável em obras como máscaras abstratas e esculturas realistas de animais inspiradas na fauna indonésia; sobretudo ao privilegiar madeiras reflorestadas e raízes antigas, aproveitando a rusticidade das árvores nativas de Bali para promover um artesanato com estilo exclusivo.

Ele mostra que não é preciso visitar a Ilha de Bali para perceber que a arte está relacionada com a natureza, seja em virtude do material ou por efeito da referência estética de flores, pássaros, lagartos, cobras e patos. A natureza, quando se refere àquilo que é nato, se estende às artes abstratas inspiradas no afeto familiar, que exibem o amadurecimento dos artesãos.

mascara-madeira-clara-suporte-decoracao-ambiente
A arte abstrata revelou o amadurecimento do trabalho dos artesãos balineses após da colonização holandesa.

Quando a arte intimamente conectada com os rituais ancestrais e a espiritualidade deu espaço para a finalidade decorativa e comercial transmitir a cultura indonésia e fomentar o turismo local, a escultura artesanal em madeira se tornou a maneira mais exclusiva de levar um pedacinho da diversidade e dos encantos de Bali para casa. Por consequência em cada entalhe manual na madeira se revela um aspecto da cultura e do cotidiano balinês.

Esse caminho tornou o artesanato indonésio mais diversificado, abrangendo a arte contemporânea com esculturas estilizadas; a arte tradicional como as máscaras e painéis de cerimônias de Bali; a arte zen como estátuas de deuses hindus e Budas; os objetos utilitários, os móveis artesanais e os instrumentos musicais feitos a mão, a fim de atender diferentes anseios na decoração.

O Bali style na decoração de interiores

escultura-animal-madeira-rustica-cobra-naja
A escultura de animais em madeira é um dos meios mais exclusivos de ter um pedacinho da Indonésia em casa.

Embora possa haver muitas intervenções estilísticas, como pinturas coloridas ou antiques nas esculturas em talha e em relevo de Bali, o aspecto natural da madeira é essencialmente apreciado pelos artesãos balineses. A tonalidade, a textura e a maciez são alguns fatores que contribuem para que projetos simples ou complexos sejam bem sucedidos e ofereçam uma estética leve e harmoniosa.

O conjunto de técnicas em perfeito equilíbrio de escolha da madeira, de entalhe manual com cinzéis e de estilo de escultura é extremamente favorecedor para a decoração de interiores com o peculiar estilo rústico de Bali. E mesmo que a proposta do ambiente seja outra, como industrial ou clássica, as artes em madeira manterão a harmonia visual, além de promoverem a sensação de calor.

escultura-animal-madeira-realista-crocodilo-bali
O aspecto natural da madeira rústica é utilizado para valorizar esculturas e outros artesanatos da Indonésia.

Se fosse possível resumir a essência do Bali style que vibra nas obras de arte em uma só palavra, a “naturalidade” seria forte candidata, afinal ele não só se encaixa de forma despretensiosa em diferentes ambientes como também fala do valor imensurável das belezas naturais e do trabalho artesanal das verdadeiras riquezas da Ilha: as pessoas que nela residem.

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s