Decoração de espaço zen com esculturas de monges budistas

A busca pelo equilíbrio, a conexão com a espiritualidade e todo o processo de aperfeiçoamento pessoal é interior e independe do físico. No entanto, criar um espaço zen na sua casa ou ambiente de trabalho com decoração que inspire relaxamento e contemplação não só favorece o fluxo de energia como também torna o seu cotidiano mais iluminado e com mais propósito.

Quem sorve do Budismo encontra nas representações iconográficas de Buda, Bodhisattvas, de símbolos ou de monges budistas fontes grandiosas de possibilidades para integrar no design de interiores o estilo e a essência do zen como, por exemplo, a simplicidade e a filosofia minimalista.

esculturas-buda-gordo-feliz-zen-decor
Representações iconográficas de Budas e monges budistas promovem o fluxo energético e inspiram equilíbrio.

Na ausência da imagem de Gautama Buddha ou do Maitreya (5º Buda na escatologia do Budismo ou Buda do futuro) , a figura do monge zen é retratada com os clássicos trajes budistas e características físicas que exprimem sua natureza búdica para enfatizar que ela está em tudo o que existe e em em todos os seres que seguem o caminho do meio para acessar a iluminação.

Ora os monginhos exibem os cabelos anelados, o ushnisha (protuberância no topo da cabeça), o bindhu (sinal no chakra frontal) e os lóbulos alongados de Siddhartha Gautama, o Buda Histórico, ora apresentam o semblante de seu sucessor Maitreya de acordo com a estética da arte chinesa, como Hotei ou Budai, sendo careca, sorridente, com a barriga saliente e acompanhado de contas (pérolas da sabedoria) ou japamala (terço budista).

monge-zen-budista-marmorite-branco-imagem-buda
Escultura de monge zen budista representada com a iconografia de Buda para exaltar a natureza iluminada.

Na filosofia do Feng Shui, cada ambiente ativa um tipo de energia nos elementos que compõem a decoração. Da mesma forma, cada aspecto visual das esculturas de budinhas integram o ambiente com as virtudes associadas a cada símbolo auspicioso que constitui sua imagem, seja de felicidade, benevolência e abundância como o Buda Gordo, ou sabedoria e equilíbrio como o Buda Tailandês.

A presença da túnica dos monges com estilo minimalista e de complementos como o japamala, por sua vez, iluminam o lado humano voltado à devoção e desapegado da materialidade e reforça o preceito budista de que nada é permanente, tudo está em constante transformação. Em outras palavras, que o equilíbrio é fluido, resultante da prática diária do zen.

decoracao-zen-budista-esculturas-monges
Os monges budistas ensinam que a abnegação e a devoção são caminhos para acessar a natureza búdica.

Embora o espaço zen seja um ambiente para desconexão com o externo ele não é projetado para fuga da realidade e sim para ir de encontro a ela e colocar suas próprias sombras à luz da verdade para transformá-las. Neste âmbito, é importante definir um lugar calmo e iluminado que torne as práticas meditativas mais proveitosas.

Na ausência de luz natural a iluminação com velas pode valorizar o ambiente com aconchego. Lanternas coloridas e porta-velas rechaud ao lado das esculturas de monges budistas contribuem somando cor e beleza, incrementando a essência mística sem roubar a simplicidade característica do zen.

esculturas-monginhos-budistas-harmonizar-energia-ambiente
Decoração com monges e velas promove paz e relaxamento no ambiente zen.

Além da luz, outros elementos naturais como pedras, plantas e móveis de madeira reforçam o relaxamento e o bem-estar proporcionado pelo espaço aliviando a tensão. Pedras com cores frias como a ametista, por exemplo, emanam tranquilidade e deixam a decoração zen mais poderosa, significativa e serena.

Se preferir, estimule outros sentidos para manter o foco espiritual, seja acendendo um incenso, tocando um sino tibetano ou inserindo uma almofada indiana. Contudo, tenha em mente que toda intervenção neste ambiente deve ser pensada para proporcionar centramento e harmonia – em você e em todo o espaço. E por mais que seja visualmente simples, o conjunto será essencialmente transformador conforme a constância da prática zen no dia a dia.

monges-tibetanos-budismo-decoracao-zen
Esculturas, velas e pedras formam um conjunto simples e poderoso para harmonizar diariamente a prática zen.

Já deu para perceber que não são necessários muitos elementos para criar o seu próprio espaço zen e desfrutar o autocuidado com a meditação. Em nossa loja virtual há inúmeras opções de artes decorativas para auxiliá-lo a encontrar o equilíbrio; esteja presente para perceber a que melhor se sintoniza com a sua energia e com sua casa. Afinal, assim como os Budas, são os monginhos que nos escolhem.

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s