Decoração étnica – Esculturas decorativas com história cultural

As estéticas que estruturam as artes étnicas são referências enriquecedoras da história cultural de diferentes etnias ou construções sociais ao redor do mundo. Se não transparecem nos ambientes expostos como obras de arte exibindo os resquícios de um grupo étnico em determinada época, apenas transcendem a função original (utilitária ou ritualística) agregando a decorativa com valores estéticos para conceder originalidade à decoração de interiores.

Artes figurativas ou não-representacionais (artes abstratas) abrem espaço para novas gerações de artesãos apresentarem com etnicidade seus olhares para a ancestralidade entalhando na madeira a identidade cultural junto ao desenvolvimento estilístico e técnico proporcionado pela interculturalidade do mundo moderno.

escultura-decorativa-mulher-africana-madeira
Artes figurativas como as esculturas africanas exibem a etnicidade de Guiné-Bissau.

Esculturas decorativas feitas à mão contribuem de forma significativa para exibir a beleza e a riqueza da diversidade étnica presente em diferentes países como Indonésia, Peru, Egito, Turquia com ênfase aos da África, América e Ásia – desmistificando a ideia de que o conceito étnico seja homogêneo, não compreenda a arte popular e englobe tudo o que fuja à cultura ocidental.

A natureza decorativa das artes étnicas está centrada na informação. Linhas estilizadas ou realistas adornadas com pinturas artísticas compõem as imagens de peças que transmitem o cotidiano e as crenças que formam a cultura imaterial no design de interiores enquanto decorativeness, deixando o ambiente visual e conceitualmente mais atraente.

arte-bali-balines-cerimonia-cultural-etnica
O estilo étnico é tão heterogêneo quanto a diversidade étnica ao redor do mundo.

Artigos têxteis e acessórios como tapetes, mantas, capas de almofadas, máscaras de parede e colares decorativos são os artesanatos mais procurados quando o tema étnico entra em cena. O estilo rústico dos materiais naturais compostos artesanalmente estabelecem contraste no ambiente destacando a autenticidade e o encanto natural das decorações entre móveis e objetos decorativos contemporâneos.

Esculturas em madeira se mostram verdadeiras joias étnicas imprimindo personalidade na decoração de ambiente. Criações únicas da arte de Bali que apresentam as indumentárias locais aperfeiçoadas com acabamentos envelhecidos ou traços da cultura africana enaltecidos nas artes plásticas com a madeira entalhada que resultam em singulares estatuetas de Guiné-Bissau deixam implícito que a essência da decoração étnica é o valor cultural que cada arte sustenta.

quatro-esculturas-madeira-africanos-estilo-etnico
Esculturas imprimem na decoração étnica o valor cultural do grupo étnico que representam.

O étnico na decoração não é restrito a determinadas obras artísticas ou estilos. Ele fala de diversidade, do coletivo e de pertencimento – que por meio da cultura material e da arte decorativa traz um pouco do mundo para dentro de casa. E ainda que a peça não manifeste a história da nossa cultura é possível ter a sensação de estarmos conectados a algo maior, que não possamos mensurar com as diferenças culturais e os limites geográficos.

Novamente chegamos a perspectiva de que a arte nos tira do lugar comum e que na decoração étnica nos leva ainda mais além ao mostrar que um pequeno detalhe de uma escultura faz caber um pouco mais do mundo em nós e no ambiente.

esculturas-africanas-etnicas-madeira-entalhada
A arte étnica nos tira do lugar comum e nos conecta com a riqueza da cultura material.

Deixe-se encantar com peças enriquecedoras de diferentes países disponíveis em nossa loja online e compartilhe conosco que característica da arte étnica inspira você!

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s