Madrepérola – Tesouro do interior da concha para a decoração

O brilho iridescente do nácar ou madrepérola é sem dúvida um dos maiores atrativos deste material natural, cujo estilo clássico somado à atemporalidade o tornam um elemento deslumbrante para revestir artes na decoração. Qualquer que seja a peça, ao ser ornamentada com madrepérolas é enriquecida com a luminosidade inigualável do acabamento perolado que a converte em um artigo naturalmente luxuoso.

Do nácar com aspectos brutos que foge a padrões e remete ao frescor da concha à beira-mar, passando pelo polido e transformado em lâmina até o com superfícies suaves e delicadas dignas de joias: independente da forma que assumir para contemplar artes decorativas, a madrepérola adiciona textura com originalidade e contrasta outros materiais outorgando uma estética encantadora no ambiente.

luminaria-lustre-madreperola-iluminacao-ambiente
A madrepérola possui uma luminosidade única que torna a arte decorativa naturalmente luxuosa.

Este tesouro nacarado formado por um conjunto de minerais secretados por moluscos como o abalone e que envolve o interior de suas conchas nem sempre teve sua nobreza natural valorizada. Ao longo do cultivo de moluscos na história ostras e pérolas foram consideradas matérias-primas de valor enquanto o nácar era reduzido a um subproduto.

O uso das madrepérolas nas artes decorativas tem origem no Oriente Próximo com a descoberta de artefatos históricos da Idade do Bronze em túmulos sumérios feitos em madeira, marfim e ossos com incrustações desta joia orgânica. O efeito multicolorido somado à resistência e delicadeza foram imprescindíveis para difundi-lo na China, Índia, Tailândia e Turquia – esta última com auge no Império Otomano.

porta-vela-flor-lotus-madreperola-decoracao-vela-rechaud
O nácar é formado por um conjunto de minerais criando uma textura iridescente e delicada nas conchas.

Móveis turcos incrustados, móbiles indonésios para Feng Shui, pendentes indianos, vasos filipinos, aviamentos, arquitetura e joias foram embelezados ao longo dos séculos com madrepérolas e as texturas únicas proporcionadas pela coloração pura, cujos desenhos criam movimento nas peças. Nenhum pedaço de nácar é igual a outro tornando o material autêntico e especial. Sua qualidade sustentável, por se tratar de material renovável reaproveitado de outras manufaturas, é outro grande atrativo que agrega valor no produto.

O cenário geográfico com inúmeras ilhas e temperatura favorecedora para o desenvolvimento das conchas tornaram as Filipinas uma das maiores produtoras e exportadoras de artes com madrepérola. Outro valor intrínseco é a possibilidade de tingir peças produzidas em água doce ou utilizar as variações dos tons naturais como rosa, branco perolado, preto, cinza e estanho do nácar cultivado em água salgada.

senhor-dos-ventos-madreperola-decoracao-feng-shui-jardim
A variação da água do cultivo das conchas, doce ou salgada, influi diretamente na coloração da madrepérola.

Embora o refinamento possa sugerir fragilidade, a madrepérola é um material resistente, afinal sua função original é proteger os moluscos submersos no mar. Por isso, além da qualidade luminosa, ao captar e refletir a luz de forma encantadora, a durabilidade colabora para ser um material versátil na decoração revestindo vasos decorativos, incrustado em caixas, bandejas e porta-retratos, estruturando porta-velas, concedendo sonoridade a senhores de vento ou ainda irradiando a iluminação de lustres.

A essência da madrepérola também traz consigo energias que transcendem sua materialidade. Como a maioria dos materiais de origem marinha, apresenta forte conexão com o emocional, a sensibilidade psíquica e a intuição. A energia transformadora da água a faz purificar o ambiente protegendo-o de energias negativas.

vasos-decorativos-madreperolas-filipinas
A resistência e o refinamento tornam a madrepérola um material orgânico versátil para a arte decorativa.

Artes decorativas com madrepérolas exibem de forma elegante e intemporal o luxo criado pela natureza, apenas aperfeiçoado pelo homem. Contemple a arte natural que reveste as decorações de nossa loja virtual!

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s