Estátuas da Ilha de Páscoa – Moais de Rapa Nui na decoração de jardim

À sudeste do Pacífico uma ilha vulcânica se destaca na imensidão do oceano com as esculturas monolíticas de traços humanos que impressionam tanto pela beleza e dimensão quanto pela curiosa escassez de informações culturais sobre os propósitos da criação, cuja história é guiada pela tradição oral. Assim é Rapa Nui, Paaseiland ou Ilha de Páscoa – nome dado a pequena ilha da Polinésia oriental pelo explorador holandês Jacob Roggeveen em 1722.

A área insular polinésia, pertencente ao território chileno, foi colonizada por volta de 1200 d.C., segundo análises arqueológicas de datação por radiocarbono. Todo o mistério e entusiasmo em torno da ilha associa-se às grandiosas e numerosas esculturas rupestres ou estátuas de pedra em diferentes estágios de acabamento difundidas por todo o território chamadas de Moais, Naokis ou apenas Cabeças da Ilha de Páscoa.

garden-decor-estatuas-moai-pedra-ilha-de-pascoa
Moai, Naoki ou cabeças da Ilha de Páscoa são esculturas rupestres gigantes de Rapa Nui.

A cultura Rapa Nui desenvolveu-se na Ilha de Páscoa, à princípio chamada de Te Pito O Te Kainga (um pequeno pedaço de terra), com a chegada do rei Hotu Matua e os primeiros colonos. Especula-se que os ancestrais dos nativos vieram de Marae Renga e Marae Tohio de Maori (Nova Zelândia) ou Hiva (Ilhas Marquesas).

Os Rapa Nui produziram cerca de 900 estátuas monumentais com matéria-prima de rocha vulcânica (vulcanito) de Rano Raraku, cujas dimensões médias são equivalentes a 13 metros de altura e 14 toneladas. A escultura era feita diretamente na pedreira, recortando o semblante humano com supercílio e queixo proeminentes entre as formações rochosas do vulcão. Alguns foram entalhados com chapéus ou fixados em pedestais chamados Ahu formando santuários.

estatua-ilha-de-pascoa-decoracao-jardim-cultura-rapa-nui
Os Rapa Nui esculpiram os Moai diretamente na rocha vulcânica de Rano Raraku.

Arqueólogos estimam que foram precisas 15 pessoas para esculpir e 40 pessoas para mover um único Moai do tufo vulcânico aos arredores da ilha. O tempo e as condições naturais soterraram os torsos das esculturas feitas entre 1200 e 1600 d. C. reforçando a visão de que eram apenas cabeças, cuja maioria fora posicionada para o interior de Rapa Nui, sugerindo proteção à pequena civilização e mancando a localização de fontes de água fresca.

Entre os possíveis significados das Cabeças da Ilha de Páscoa acredita-se no propósito de representação divina ou como símbolo de poder, seja político ou religioso. No entanto, como a maioria dos símbolos polinésios, o Moai possui uma forte relação com a espiritualidade e ancestralidade como forma de honrar a família.

escultura-de-cimento-jardim-naoki-da-ilha-de-pascoa
Algumas esculturas rupestres da Ilha de Páscoa foram entalhadas com chapéus ou fixados no Ahu.

Esculturas de pedra desenham novos significados nos espaços destinados à contemplação da natureza. Segundo a arte oriental Feng Shui, combinar pedras em áreas externas é favorecedor para a criação de ambientes zen que proporcionem equilíbrio e tranquilidade, visto que se conectam com facilidade à outros elementos.

Por isso, uma maneira original de desfrutar a energia protetora do Moai na contemporaneidade sem ter que viajar à Rapa Nui é aproveitar a beleza de seus traços únicos junto às propriedades da pedra para inseri-lo na decoração de jardim.

estatua-cabeca-ilha-de-pascoa-pedra-decor-jardim
Insira a escultura decorativa de Moai na decoração de jardim e desfrute sua energia protetora.

Ainda hoje a província insular do Chile continua sendo motivo de pesquisa para decifrar a simbologia das estátuas gigantes Moais, enquanto as obras de arte permanecem sendo fontes de inspiração em nossa loja online Arte & Sintonia para decorar ambientes externos ou internos com autenticidade enriquecendo-os com valores histórico e cultural.

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s