Totem canadense

Histórias, direitos, danças, homenagens e registros culturais de membros de clãs, de famílias ou de uma comunidade dos povos aborígenes da costa noroeste do Oceano Pacífico foram esculpidos em troncos de cedro vermelho com estéticas simbólicas para criar o polo monumental ou totem canadense – esculturas monumentais com pinturas indígenas, erguidas durante a cerimônia potlatch.

A estética única da arte indígena e o papel histórico dos totens os tornaram parte do patrimônio cultural do Canadá, cuja instituição foi feita sob supressão e revogação de direitos políticos das Primeiras Nações, bem como invasão territorial e apropriação da cultura para impulsionar o turismo canadense. Por isso é um poderoso símbolo de resistência dos povos ameríndios, que se faz presente em parques, museus e nos interiores em miniaturas como artes decorativas.

monumento-totem-estilo-canadense-decoracao
Totens são esculturas com símbolos espiritualmente significativos, geralmente entalhados como memoriais.

Os polos foram constituídos com mais de uma criatura sobreposta figurando seres humanos ou animais como águia, urso, lobo, rã, peixe, etc., pintados com cores vibrantes retratando a linhagem de um clã (genealogia), celebrando a ancestralidade e a memória de um membro falecido, saudando ou afastando visitantes, transmitindo a história da comunidade e validando direitos e privilégios que suportam as famílias.

Cada povo das Primeiras Nações apresenta um estilo de escultura peculiar. Os Haida, por exemplo, desenvolveram criaturas com olhares expressivos, enquanto as entalhadas pelos Kwakwaka’wakw foram constituídas com olhos estreitos. Os totens canadenses dos povos Salish apresentam figuras com aparência humana; já os Tsimshian materializaram seres sobrenaturais em símbolos sagrados.

decoracao-rustica-polo-monumental-canadense
Cada povo ou família das Primeiras Nações canadenses possui um estilo de entalhe e significado para o totem.

Segundo o historiador de relações aborígenes-brancas, John Sutton Lutz, a expansão turística canadense em torno dos totens fomentou, em 1829, a comercialização de réplicas em miniaturas elaboradas com argilita pelos povos da Costa Oeste. No entanto, a demanda excedente à capacidade produtiva abriu possibilidades de desenvolvimento desta arte aborígene à artesãos de outros pontos do mundo, como a Indonésia, que passaram a entalhar miniaturas de totens em madeira e resina.

Desde então esta herança cultural dos ameríndios canadenses irrompe o passar do tempo emprestando suas simbologias sagradas e a estética rústica primitiva para modificar com originalidade o estilo e a energia dos ambientes como arte decorativa.

estilo-ambiente-totem-canadense
Totens canadenses são artes decorativas que transformam a energia e o estilo do ambiente.

Inspire-se com os diferentes estilos de totens disponíveis em nossa loja online e transforme a decoração de interiores!

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s