Leões Fu budistas – Cães guardiões de Buda

A veneração aos leões fu se estendeu em muitas culturas da Ásia junto a expansão do budismo no continente. E embora sejam mais conhecidos pela presença na arquitetura de templos e palácios imperiais de alguns países da Ásia Oriental como China, Coreia e Japão, uma das teses mais coerentes aponta a Índia como país de origem dos leões guardiões – também o berço de Buda e sua religião não teísta.

Ainda que a tradição oral que institui a cultura asiática dificulte estabelecer o nascimento de muitas crenças e símbolos religiosos que se relacionam constantemente, a figura dos leões como protetores sagrados são encontrados no budismo manifestos como guardiões míticos do dharma (os ensinamentos de Buda). Por isso, não é de se surpreender que também sejam chamados cães de Buda, cães fu, cães celestiais ou cães da felicidade.

decoração-zen-budista-fonte-buddha-leões-fu
Leões Fu também são chamados de cães de Buda e zelam pela proteção do dharma.

A constituição cinoforme, ou seja, com aparência de cachorro de suas representações é, talvez, a característica que mais fomente a inexatidão da interpretação da figura ser um leão ou cão; mas conclui-se cada país tenha sua própria visão conforme suas crenças particulares e adaptações do budismo. Consequentemente, ambas as perspectivas são consideradas e cultuadas até hoje.

Os leões fu são, geralmente, utilizados em duplas com um macho e uma fêmea, cujos detalhes dissemelhantes auxiliam na identificação de qual é qual. O macho é associado à esquerda e figurado com a pata sob uma esfera que simboliza o mundo. Já a fêmea, relacionada à direita, é representada com um filhote, personificando o cuidado da mãe. Juntos protegem a sabedoria divina.

decoração-jardim-escultura-leão-fu-budista-cimento
Leões Fu são poderosos guardiões espirituais que afugentam energias maléficas.

Esculturas de pedra ou cimento de leões guardiões são uma das artes decorativas zen budistas voltadas à proteção espiritual mais comuns em todo o mundo, tanto pelo poder de sua simbologia atrelado à riqueza histórica quanto pela estética imponente que ressignifica estruturas e decorações de casas, edifícios comerciais, templos, mausoléus e jardins.

Este último, em especial, é o que ambiente que mais dá margem à criatividade, possibilitando a combinação de diferentes elementos de acordo com o espaço disponível para potencializar sua ação protetora contra energias maléficas. Ainda assim, não se pode omitir que o brilho de sua essência é ao lado da imagem de Buda.

decoração-jardim-fonte-agua-buda-leão-fu-budista
Os cães de Buda são uma das artes decorativas voltadas à proteção espiritual mais utilizadas.

Em nossa loja online você encontra leões fu budistas para ambientes externos como esculturas de jardim e internos como aparadores de livros. Inspire-se em sua história, o acolha na decoração de interiores e seja contemplado com sua energia de bem-estar!

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s