Pendentes

Na conjuntura atual, cujo lighting design (luminotécnica) se tornou imprescindível para pensar e definir as intenções e o alcance da utilização da luz – seja ela natural ou artificial – nos projetos arquitetônicos, dificilmente desprendemos a iluminação de seu caráter decorativo. Por isso, não é de se surpreender que a combinação da sensação de aconchego, a funcionalidade e a estética favorecedora do pendente o torna uma luminária extremamente versátil para valorizar a decoração do ambiente.

A interferência na forma como nos sentimos, conforme estilos, tipos de luz e formas de incidência, tomou a coadjuvação decorativa do pendente para outorgar-lhe um verdadeiro protagonismo – capaz de transformar particularidades de espaços como varanda, hall de entrada, sala de jantar, sala de estar, quarto e lavabo.

pendentes-artesanais-decorar-estilo
Pendentes unem estilo e funcionalidade na decoração de interiores.

A cultura de quem o usufrui, bem como a personalidade e as preferências são informações fundamentais para defini-lo junto às características do ambiente e a função ou objetivo da iluminação. Afinal, ainda que o caráter decorativo se sobressaia, é importante estabelecer o papel e os efeitos da iluminação de acordo com cada cômodo, considerando não só fatores emocionais e criativos, mas também práticos, que sejam  coerentes às necessidades cotidianas.

Diante a infinidade de designs também é preciso avaliar o melhor uso do pendente no espaço considerando aspectos que o aperfeiçoa como dimensão, materiais que formam a estrutura, formas, presença ou ausência de aberturas e cores. O impacto dessa combinação de elementos junto ao tipo de luz (quente, neutra ou fria) é decisivo para compor o estilo e as sensações que desperta.

Sabe-se que pendentes são peças únicas que irradiam beleza protagonizando a decoração de interiores. Entretanto, não precisam ser utilizados sozinhos. Como toda arte decorativa, estabelecem ritmo no visual quando são coordenados com outras peças – combinados ou contrastados através de estilos diferentes – promovendo efeitos práticos interessantes no projeto.

Estes parâmetros auxiliarão a designar características da luminária de acordo com a proporção dos interiores como a iluminação, se é difusa, que se espalha por todo o ambiente, ou focada, que ilumina um determinado raio.

pendentes-turcos-mosaico-artesanais-decorativos
Pendentes turcos com mosaicos irradiam cores no ambiente valorizando sua composição.

Pendentes turcos, com uma infinidade de cores formando mosaicos, produzem efeitos magnetizantes no espaço – unindo a cromoterapia. Peças escultóricas com materiais finos, por sua vez, ressaltam o estilo decorativo, deixando o tom do ambiente mais contemporâneo e personalizado. Já luminárias com constituição rústica evidenciam o acolhimento, favorecendo a sensação de bem-estar.

Em nossa loja online há opções de pendentes para cada estilo. Então, permita que a arte luminosa se faça presente nos interiores transformando a energia com suas formas, cores e incidências de luz.

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s