Como combinar estampas na decoração

A decoração é um poderoso exercício de autoconhecimento e revolução interna. Cada escolha e detalhe externaliza uma parte de nós, sejam os sentimentos, as vivências ou os desejos. Portanto, ao definirmos elementos decorativos nos espaços que habitamos (lar, trabalho, lazer, etc.), estamos concomitantemente dialogando com as estruturas do ambiente, imprimindo aquilo que nos traz conforto, felicidade, orgulho, inspiração, equilíbrio e bem-estar.

Na composição dos espaços, as estampas e suas infinidades de cores desempenham um papel fundamental ao conceder oportunidades de explorá-los e dar-lhes novas perspectivas, dinamizando-os e tirando-os da monotonia sem alterar suas sustentações. Desta forma, quando combinamos estampas, estamos, na verdade, rompendo a divisão entre o eu e o ambiente, estendendo-lhe referências, estilo e ideais de beleza do momento que vivemos.

estampas-com-estilo-na-decoração-interiores
Artes decorativas são as melhores formas de inserir e combinar estampas na decoração.

A complexidade de algumas estampas pode transmitir a impressão de que coordená-las é uma tarefa difícil. No entanto ater-se a alguns detalhes deixará esse processo mais simples, facilitando as escolhas. A definição de bases neutras para receberem as estampas é a primeira ação simplificadora; que diminui as possibilidades de cometer equívocos e concede maior destaque a cores e padronagens. A junção de móveis de madeira é um exemplo, cujo tom natural dá suporte às estampas.

Outro aspecto facilitador é escolher uma estampa principal e explorar suas características na decoração como estilo, texturas, formas e cores. Elas serão pontos de conexão com outras estampas, cores sólidas e elementos decorativos. Encontrar uma cor comum é um poderoso elo entre duas estampas distintas ou entre uma peça estampada e uma lisa; nesta mesma linha, inserir objetos com cores presentes na estampa concede um forte apelo visual, destacando-a.

Torna-se necessário enfatizar a importância do contraste na combinação de estampas, uma vez que os opostos deixam o ambiente mais atraente e estabelecem ritmo na decoração – demonstrando a maneira como enxergamos o conjunto. Também é imprescindível considerar seu propósito, partindo do simples questionamento: como deseja se sentir e como deseja que se sintam?

Há inúmeras possibilidades de inserir, coordenar e brincar com as estampas na decoração; da forma mais simples como em almofadas decorativas, esculturas e mantas à mais complexa como em estofados, papéis de parede e cortinas. E qualquer que seja a sua escolha sempre haverá uma oportunidade de deixar o seu espaço mais personalizado.

Inspire-se com as artes decorativas estampadas de nossa loja online

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s