Móveis de Bali – Artesanais e rústicos

Ao admirar o mobiliário balinês automaticamente será tomado por um sentimento de aconchego. Essa peculiaridade é, sobretudo, um traço cultural de Bali que se faz presente nos móveis e artes decorativas através da energia despendida na produção artesanal e da estética antiga acolhedora dos materiais naturais.

Através da observação da arquitetura e do design de interiores é possível entender as particularidades dos móveis de Bali; afinal, grande parte dos ambientes são construídos com apelo à natureza e transferem a mesma valorização estética para a decoração.

movel-balinês-estilo-rústico-tradicional-home-decor
Com estilo rústico peculiar, os móveis de Bali são as próprias obras de arte na decoração.

A natureza é evidenciada não só nas matérias-primas naturais (geralmente reaproveitadas) como as madeiras teca e suar, mas também nos detalhes ornamentais com motivos florais e nas linhas orgânicas dos arabescos – forte referência ao design art nouveau – que entalham os móveis.

A madeira teca (teka) – árvore tropical nativa do sul e sudeste asiático – é uma das mais utilizadas para a fabricação de móveis, já que é distinta pela indiscutível resistência, durabilidade e qualidade. A madeira suar (rain tree), por sua vez, é notável pela robustez e textura favorecedora para o trabalho de escultura, que proporcionam um acabamento único.

artes-decorativas-artesanais-balinesas-riqueza-cultural
O mobiliário balinês é rico em detalhes que valorizam a decoração de interiores.

O aspecto rudimentar do móvel de madeira é reforçado pelos processos manuais de desenho, escultura e pintura. Este último, em especial, é o que imprime a estética vintage, sobretudo quando é feito com a técnica pátinaque simula o envelhecimento da peça – o desgaste através da ação do tempo.

A assinatura do mobiliário indonésio é o peculiar estilo rústico, que é despretensioso, atemporal e pode ser facilmente coordenado com móveis e artes decorativas de outros estilos. A riqueza de detalhes entalhados à mão que o caracterizam sobrepõem a funcionalidade para torná-lo a própria obra de arte da decoração – valorizando inclusive interiores com poucos elementos decorativos.

móveis-bali-style-home-decor
A composição de móveis artesanais deixa a decoração do ambiente mais personalizada.

Aparadores, painéis e mesas de centro com entalhes minuciosos e encantadoras cores antik e móveis funcionais com estéticas revisitadas, como adegas, que otimizam espaços e potencializam a decoração são apenas alguns móveis artesanais que refletem a essência e a cultura de Bali, mantendo-as vivas em todo o mundo.

Há outros modelos de móveis balineses, igualmente arrebatadores, em nossa loja online para inspirar e deixar os interiores ainda mais lindos e aconchegantes!

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s