Dia internacional do yoga – A busca do equilíbrio entre corpo e mente

O Dia Internacional do Yoga é comemorado no dia 21 de junho, oficializado pela ONU no dia 11 de dezembro de 2014, durante uma assembleia geral. Curiosamente, a votação para essa pauta recebeu a mais alta taxa de aprovação até então recebida numa assembleia, contando com 175 nações a favor.

pratica-ioga-equilibrio-interior
O dia internacional do yoga é celebrado em 21 de junho. Foto: Reprodução

Na data escolhida, ocorre o Solstício de verão no hemisfério norte, sendo o dia mais longo do ano neste hemisfério e possui significado especial em muitas partes do mundo. Esse mesmo dia também é importante para a perspectiva do yoga, pois representa o Dakshinayana hindu, cujo simbolismo representa a purificação e reenergização, o aspecto feminino da natureza e mais receptivo.

Esse conceito transformador tem berço na crença cultural do hinduísmo que um ano de vida humana equivale a apenas um dia completo dos deuses que é dividido em Uttarayana e Dakshinayana, representando, respectivamente, o período do dia e da noite.

yoga-pratica-zen-equilibra
A data simboliza o solstício de verão no hemisfério norte que purifica e energiza. Foto: Reprodução

O yoga ou ioga significa união em sânscrito, uma vez que apresenta a capacidade de integrar corpo, mente e espírito  (ou emoções). Sua história possui raízes na Índia e Nepal, sendo desenvolvido pelos hinduístas há mais de 5000 anos. É conhecido como uma combinação de filosofia de vida e exercício físico que abrange o desenvolvimento multinível: corporal, mental e espiritual.

Os primeiros iogues (praticantes de yoga com nível avançado) criaram métodos de aprimoramento respiratório, limpeza corporal e de potencialização da concentração que proporcionam mais força, maior flexibilidade física e controle emocional.

ioga-exercicio-fisico-filosofia-de-vida
A ioga combina filosofia de vida e exercício físico para proporcionar desenvolvimento multinível. Foto: Reprodução

Existem diferentes técnicas do yoga, cada uma com funcionalidades específicas. O asana, por exemplo, é uma técnica corporal, posição firme e agradável, cujo exercício respeita o alinhamento das cadeias musculares e é feito com total consciência do corpo. A combinação de asanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo de energia vital, evitando o surgimento de doenças.

Já a técnica pránayáma,focada em exercícios respiratórios, reeduca os músculos envolvidos na respiração, elevando a qualidade da absorção de oxigênio.

pratica-yoga-ambiente-zen
O calor durante a prática de yoga auxilia a queima de toxinas nos órgãos e tecidos. Foto: Reprodução

É muito importante para o praticante, a consciência de que o calor é parte integrante do exercício, pois produz a queima de toxinas em nossos órgãos e tecidos. Por isso, recomenda-se o jejum da ingestão de água e o mantimento das janelas fechadas, durante uma sessão de yoga. Roupas leves e próprias para exercícios também propiciam uma prática mais eficaz.

O Dia Internacional do Yoga é fundamental ao reconhecimento da importância da saúde global, à conscientização sobre os benefícios de sua prática e à consolidação da cooperação internacional em prol de um melhor estilo de vida para todos.

Arte-Sintonia-Mente-Corpo-12
Dia Internacional do Yoga.

Gabriel Alvares Prist – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s