Danças tradicionais de Bali – Barong, Kecak e Lelong

A Ilha de Bali é uma verdadeira matriz de arte e cultura admirada pelo mundo inteiro, cuja mistura entre teatro e dança originou costumes tradicionais muito característicos. Esse pilar artístico é muito importante para a tradição da Indonésia, assim como a religiosidade, sendo bases centrais para a sociedade local.

Contos históricos e a adoração aos deuses sãos temáticas sempre presentes no meio da dança. E ainda que os movimentos diferem-se entre si todos possuem significados dentro de cultura expressos por meio de encenações e artesanatos. A dança por si só é uma atração à parte que une indumentárias detalhadas e expressões marcantes dos bailarinos, impondo originalidade no olhar e gestual.

Dança-Tradicional-Balinesa-Lelong
Encenação artística balinesa repleta de acessórios. Foto: Reprodução

A dança Barong, uma das mais características da Indonésia, retrata um contraste entre o bem e o mal.Barong, amuleto protetor da ilha de Bali, é caracterizado pela figura de um animal com grandes dentes pontudos, olhos saltados e corpo coberto de pelo.

Representando a rainha demônio, “devoradora de crianças”, conhecida como Rangda, lidera um exército de bruxos do mal contra o líder das forças do bem. Na cultura hindu é descrita como uma mulher de idade avançada, quase nua, com cabelos longos e desgrenhados, seios pendurados e garras.

Rangda-Teatro-Arte-Tradição-Bali
Figura de Rangda representada em uma encenação teatral. Foto: Reprodução

A dança Kecak é considerada a “a dança do macaco”, originada em uma dança de exorcização chamada Sanghyang. Seu arranjo musical é feito por dezenas de homens que criam sons excepcionais: anasalados, graves, estridentes, sopros e ruídos. Ela representa a história do príncipe Rama ao resgatar sua esposa Sita, sequestrada pelo demônio Rawana, rei de Lanka, que, novamente, demonstra a batalha do bem contra o mal.

É realizada no Templo de Uluwatu, construído estrategicamente no alto da falésia da península de Bukitpara espantar os maus espíritos do sudeste. É um dos templos mais antigos e mais importantes de Bali.

Dança-Kecak-Sintonia-Harmonia-Música
Kecak, também conhecida como ”A dança do Macaco”. Foto: Reprodução

A dança Lelong surgiu no século 19 como entretenimento. Tradicionalmente, as dançarinas Lelong eram meninas que ainda não haviam atingido a puberdade. Na época, eram consideradas importantes na sociedade, mas após o casamento, tinham de aposentar a dança profissional. Existem diversas danças Lelong, as quais diferenciam-se pelos movimentos, gestos e narrativas.

Dança-Tradicional-Bali-Lelong-Representação-Feminina
Expressões faciais e figurinos inusitados da dança balinesa Lelong. Foto: Reprodução

Bali é enriquecida de cultura e muito artesanato. Encontre na loja Arte & Sintonia, artes decorativas importadas de Bali como esculturas e máscaras de Barong eRama e Sita para deixar o ambiente encantador!

Encanto-de-Bali-Coleção-Artesanato-Decoração
Loja especializada em produtos artesanais importados de Bali.

Gabriel Alvares Prist – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s