Dia do Índio – Arte e cultura indígena

Anualmente, no dia 19 de Abril celebra-se o Dia do Índio, data comemorativa criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas. A origem dessa marca comemorativa data 1940, quando foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano no México.

O evento foi marcado pela participação de notórios líderes governamentais dos países da América, além de vários líderes dos povos indígenas.

Índios-Arco-e-Flecha-Felicidade
Índios sorridentes em sua tribo. Foto Reprodução

Devido o medo e preocupação que enfrentavam pela opressão histórica imposta pelos “homens brancos”, os líderes indígenas não compareceram ao congresso e só abriram mão das diplomacias intercontinentais após entenderem a importância daquele momento na história.

Essa participação histórica ocorreu no dia 19 de Abril e, posteriormente, essa mesma data foi escolhida no continente americano como o Dia do índio, que se tornou um ícone para a contínua representação e valorização da cultura indígena. Escolas, museus e órgãos governamentais também aderiram à causa por meio de ações que levam à reflexão da pautas étnicas.

Diversidade-indígena-acessórios-fisionomia
Pluralidade de tribos, culturas e tradições. Foto: Reprodução

Há pouco mais de 500 anos, os índios dominavam o território brasileiro, representando cerca de 6 milhões. Hoje compõem cerca de 10% da população brasileira com aproximadamente 300.000 índios.

Mesmo com toda a influência externa que a sociedade impõe aos povos , a qual impacta diretamente na miscigenação e perda cultural, eles continuam resistindo com a arte indígena. A força de sua ancestralidade carrega o semblante de sabedoria de seus antepassados.

Jovens-indígenas-caça-sobrevivência-habitat
Jovens indígenas caçando para sobreviver. Foto: Reprodução

Também não se pode deixar de lado todo o contato direto com ensinamentos oferecidos ao longo dos séculos pela mãe natureza. Essa ligação virou uma tradição para muitas tribos que acreditam que os elementos da natureza possuem um espírito e que todos os espíritos são controlados pelo “grande espírito”.

Sempre característicos em seus estilos musicais e acessórios, a nossa linha de artefatos indígenas da loja Arte & Sintonia apresenta produtos variados que representam e nos fazem lembrar que, mais que o dia do índio, recordemo-nos de sua cultura.

Tribo-indígena-natureza-conexão
Comunidade indígena e sua ligação com a natureza. Foto: Reprodução

Gabriel Alvares Prist – Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s