Mandala decorativa – Decoração de parede para espaços zen

A mandala é uma das formas de arte mais antigas da humanidade. Possui origem na cultura do extremo oriente como uma representação sagrada. A partir disso, seu conhecimento se difundiu em diferentes interpretações e religiões. O termo, cujo significado é “círculo”, vem do sânscrito, uma língua característica da Índia.

Seu significado remete à naturalidade da existência, visto que o círculo é a forma mais natural conhecida pela humanidade. Suas representações são muito utilizadas em rituais de orações, meditação e cura.

fonte-água-buddha-estimulo-sensorial-meditação
Mandalas coloridas ou em madeira entalhada deixam o ambiente harmônico para meditação.

O universo possui em sua composição diversas formas esféricas, como planetas, estrelas, luas, Sol, e até as menores partículas como células e átomos. Além de possuir a figura esférica como emblemática em sua história, as mandalas possuem como princípios base as representações artísticas geométricas ao redor da circunferência, de acordo com a Geometria Sagrada, considerada a forma ordenada da criação.

Universalmente a mandala representa totalidade, integração e harmonia. Por isso, as estruturas mandálicas tornaram-se presentes em todas as épocas e civilizações.

mandala-geometrica-colorida-decorativa
Diferentes ilustrações e geometrias formam uma mandala de parede étnica.

Nos dias de hoje, são utilizadas na decoração de ambientes e espaços zen, na arquitetura ou até mesmo como um instrumento para desenvolvimento pessoal e espiritual. Em termos de artes plásticas, há uma grande variedade de desenhos de acordo com sua origem. Os materiais utilizados para sua produção também se diferem e existem registros de que seus primeiros artesanatos eram feitos de giz.

A decoração com mandalas pode ser um tiro certeiro para quem procura deixar o ambiente mais harmônico, seja de trabalho ou familiar. Suas representações e cores oferecem um aspecto tribal que proporciona, se combinados corretamente, uma atmosfera mais calma e agradável.

quadro-mandala-mdf-colorida-decoracao-harmonica
As cores da mandala equilibram os chakras e deixam ambientes internos e externos harmônicos.

Uma peculiaridade das mandalas é a singularidade de cada desenho, ou seja, cada peça será diferente das outras. São comumente vistas em estampas de almofadas, quadros, espelhos, móveis, caixas, entre outros. E, na maioria das vezes, são utilizadas para decorar paredes.

Encontre diversos estilos de mandalas para decoração em nossa loja online! Artes nacionais e importadas de países como Indonésia, Índia e Turquia para colorir e energizar o ambiente.

Gabriel Alvares Prist – Colunista Arte & Sintonia

Faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s