Tags

, , , , , ,


Queridos leitores (as)…

Hoje resolvi escrever sobre um lugar mágico, localizado no interior do Estado de Goiás, o tal paraíso chama-se Vila de São Jorge, situada a 40km do município de Alto Paraíso/GO e porta de entrada do famoso Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Podemos dizer que na Vila de São Jorge a arte está em sintonia com a natureza, pois, o lugar “respira arte”, é um aglomerado de obras incríveis, algumas feitas pelo homem e outras pela natureza.

Durante o dia, suas diversas cachoeiras de águas cristalinas, formações rochosas, trilhas exóticas e cânions encantam a todos que tem o privilégio de observar pessoalmente essas paisagens fascinantes.

     Vale ressaltar que as trilhas para as cachoeiras variam de grau de dificuldade e extensão, algumas trilhas são mais fáceis e tem de 01-04km e outras são mais difíceis com até 30km de caminhada. Independente de sua escolha, tenha certeza que o esforço será recompensando, nesse paraíso a mãe natureza nunca decepciona, pelo contrário, sempre nos surpreende.

Cachoeira do Segredo - Vila de São Jorge

Cachoeira do Segredo – Vila de São Jorge

Encontro das Águas - Foto: Cérgio Mello

Encontro das Águas – Foto: Cérgio Mello

     Outro atrativo em São Jorge são as pinturas e artes espalhadas pela Vila, como um bom admirador de arte não pude deixar de reparar e registrar algumas dessas belezas feitas pelo homem.

     Diversas pinturas nos muros do povoado e assinadas pelo projeto “Goiás em Cores” me chamaram muito à atenção; ao pesquisar sobre a autoria do projeto descobri que se trata de uma iniciativa dos artistas André Morbeck e Wés Gama, Decy e Mateus Dutra…

Desenho Projeto Goiás em Cores - Foto: Ewerton Moreno

Desenho Projeto Goiás em Cores – Foto: Ewerton Moreno

Dona Dainda - Matriarca Kalunga - Foto: Dentro do Mochilão

Dona Dainda – Matriarca Kalunga – Foto: Dentro do Mochilão

Praça de São Jorge - Goiás em Cores

Praça de São Jorge – Goiás em Cores

     Espalhadas pela Vila existem diversas pinturas de um artista muito conhecido em São Jorge, o autodidata Moacir, suas obras são misturas de simbolismos religiosos, eróticos e imaginários que chocam os mais puritanos.

Desenho Moacir - Artista da Vila de São Jorge

Desenho Moacir – Artista da Vila de São Jorge

     Outra arte que me atraiu foi a porta de entrada da pousada “Boomerang”, toda feita de madeira entalhada com pássaros esculpidos em toda sua extensão…

Porta entalhada Pousada "Boomerang"

Porta entalhada Pousada “Boomerang”

Porta entalhada Pousada "Boomerang"

Porta entalhada Pousada “Boomerang”

     A vida noturna na Vila é bem tranquila e gostosa, a música é a expressão artística que ganha destaque durante a noite e se estende por toda madrugada, e o melhor é que só se ouve músicas boas; também é o período onde acontecem as tradicionais feiras hippies, onde é possível comprar belos artesanatos feitos por artistas de todo o Brasil.

     Maaas, não posso deixar de falar do maior espetáculo noturno de São Jorge, o céu estrelado e tridimensional que abençoa a Vila todas as noites, apresentando uma multidão de estrelas que encantam e nos faz lembrar que as coisas mais belas também são as mais simples.

Céu Espetacular da Chapada dos Viadeiros | Foto: Mel Melissa Maurer

Céu Espetacular da Chapada dos Veadeiros | Foto: Mel Melissa Maurer

Céu Estrelado da Chapada dos Viadeiros | Foto: Mel Melissa Maurer

Céu Estrelado da Chapada dos Veadeiros | Foto: Mel Melissa Maurer

Céu Tridimensional da Chapada dos Viadeiros | Foto: Igor Namba

Céu Tridimensional da Chapada dos Veadeiros | Foto: Igor Namba

     Transmitir em palavras tudo que sentimos quando estamos nesse paraíso é impossível, um lugar tão simples e tão suficiente, onde vivemos “o agora” de maneira intensa e natural, onde as coisas simplesmente acontecem, foi à sensação que fiquei da Vila de São Jorge, portanto, fica aqui registrada essa dica de viagem.

Obrigado Chapada dos Veadeiros por nos proporcionar tanto encanto!

Autor: Ewerton Moreno – Blog Arte & Sintonia – Artesanatos Decorativos

http://www.artesintonia.com.br